Dicas Sobre Como Divulgar seu Blog na Internet ( Entenda melhor o Google Panda )

Quais os objetivos do Google panda?

Oferecer aos usuários sites com o melhor conteúdo, aliado a uma boa experiência visual e uma significativa velocidade no carregamento de paginas, oferecer ao usuário do Google um conteúdo que não necessite de complementos, e que não gere buscas complementares.

Ex: Quando você procurar por “Google Panda” ou qualquer outra coisa no buscador, o Google quer que o resultado desta busca seja o melhor e mais completo possível tanto em conteúdo quanto em experiência oferecendo ao usuário o máximo de informação em um único artigo ou em um único site, satisfazendo o usuário e poupando seu tempo, que seria utilizado em diversas buscas para entender um único assunto a aqueles que não forem capazes de oferecer isso ao usuário serão penalizados.

Taxa de rejeição e a ligação direta com o Panda

E importante verificar como anda a taxa de rejeição de determinadas paginas de seu site e verificar com o Google Analytics quais são as principais palavras chaves que estão levando a essa pagina, para assim otimizar seu conteúdo ou em alguns casos em que as paginas oferecem baixíssima qualidade reescrever o conteúdo pois uma pagina de conteúdo de baixa qualidade pode afetar todo seu site. O Google esta levando a serio essa ideia de oferecer ao usuário o melhor conteúdo.

Portanto e imprescindível detectar as paginas que estão com índice alto de rejeição e otimizá-las com conteúdo relevante para os usuários e não para os motores de busca.

Se o Google panda tem o intuito de oferecer o melhor conteúdo ao usuário, nada mais lógico do que diminuir ao máximo a taxa de rejeição do seu site o que indicará ao Google que seu site ou determinada pagina dele e de extrema importância aos usuários.

“conteúdo complementar em vídeo e podcast elevam o tempo de permanência das pessoas em seu blog e contribuem para diminuir a taxa de rejeição”

Meu conteúdo e original e de qualidade e fui afetado pelo panda tem algo de errado!

Esse não é o momento de achar nem de julgar se o Google está certo ou errado, tentar identificar um erro no algoritmo não vai mudar nada “O Google panda não e um algoritmo de reconhecimento de texto de qualidade e sim um algoritmo que tenta simular as decisões de um usuário”, ele é baseado em computação natural que se baseia em sistemas inteligentes (inteligência artificial , redes neurais artificiais, algoritmos evolutivos, sistemas imunológicos artificiais e os algoritmos baseados em comportamentos coletivos, portanto o Panda não e apenas mais um algoritmo tão pouco um sistema de qualificação de web sites e sim um tipo de inteligência artificial que armazena ações e que toma decisões através de estatísticas obtidas pelo comportamento dos usuários e assim tenta retirar ao máximo toda ma experiência que seja acumulada na web oferecendo apenas a melhor experiência aos usuários.

Além do conteúdo a web nos trás a possibilidade de interação que vão muito além de um texto bem redigido e sem erros de português a internet é muito maior que isso e é justamente isso que o Google panda esta tentando oferecer aos usuários uma experiência web completa.

Seu site pode ser ótimo, mas tem algumas paginas de baixa qualidade ou suas palavras chaves podem esta atraindo um público que não está interessado naquele conteúdo específico ou seu layout pode não esta passando credibilidade entre muitos outros fatores, portanto e hora não só de reescrever textos mais sim rever conceitos.

Texto original e de qualidade é diferente de conteúdo de qualidade, conteúdo é tudo que faz parte do seu site e isso serve para o texto, layout, imagens, vídeos, links externos, citações, podcasts, anúncios e repito mais uma vez, o Google Panda está tentando oferecer o melhor conteúdo possível ao usuário não o melhor texto, então lembrem conteúdo não e só texto bem redigido e sim tudo que esta dentro do seu site.

Algumas perguntas para fazer a si mesmo

A primeira página do Google tem apenas 10 posições e na web existem muitos criadores de conteúdo de qualidade tão bom quanto o seu, então fica a pergunta, o que seu site traz diferente e único para o visitante? O que seu site tem que outros milhares não tem para merecer esta na 1 pagina? Será que seu conteúdo é de qualidade realmente ou e apenas bem redigido e sem erros ortográficos? Pense nisso.

O panda não me afetou negativamente então esta tudo bem?

Não é bem assim, se o Panda ainda não mostrou suas garras para você não significa que não mostrara O algoritmo da Google não e algo estático, de forma simplificada, ele vem como ondas que vão batendo aos poucos nos sites e tomando decisões especificas para cada caso e não em toda web de uma só vez.

Cuidado o Panda pode ser traiçoeiro

Nesse momento você pode não ter percebido, você pode ter mantido a média de visitas e a média de ganhos com Adense, mas isso não significa que esteja tudo ok.

É importante fazer uma análise completa do seu site com o Google Analytics para verificar e identificar o que vem acontecendo com seu site, você pode estar na média, mas as aparências enganam, paginas que tinham baixa visitação agora podem está em alta suprindo as visitas de páginas que antes tinham altíssima visitação e agora estão em baixa, o mais importante nesse momento é não ser pego de surpresa. É importante verificar como anda a taxa de rejeição do seu site e as palavras chaves que estão trazendo esse visitante que não está se satisfazendo com seu conteúdo, lembrando que conteúdo não e só texto.

Algumas decisões importantes a serem tomadas após ser afetado pelo Panda

1-Pare de reclamar e enfrente o Panda
Se você foi afetado negativamente, agora não é hora de reclamar e sim de verificar o motivo principal que levou seu site a essa queda e aceitar que se você caiu algumas posições ou perdeu algumas visitas não e porque o Google esta sendo injusto nem porque o algoritmo do Google está enganado e sim porque algo no seu site não está dentro dos novos padrões do Google. Que quer é oferecer a melhor experiência ao usuário!

2-Verifique se seu blog realmente não tem conteúdo duplicado
O Google pode estar reconhecendo conteúdo duplicado no seu blog, mesmo que você não tenha copiado nem se quer uma palavra de outro blog.

Preste atenção aos seus marcadores, paginação, buscas, tags, essas paginas também geram conteúdo duplicado, pois também são indexadas pelo Google.

Ao classificar seus posts com determinada tag ou marcador, você armazena essas postagens em uma nova pagina que contém todo conteúdo associado aquela palavra, então o Google reconhecerá esse conteúdo como duplicado, pois irá perceber que existe conteúdo igual, sendo acessado com URLs diferentes!

Então há um problema grave aí, se o Panda rastrear seu blog, reconhecerá essas paginas como conteúdo duplicado e você será penalizado.

Para corrigir isso basta que você tenha um desses plugins instalados no seu WordPress, Platinum SEO Pack ou All in One SEO.

Se você utiliza o Platinum SEO Pack você deve marcar as seguintes opções para otimizar seu blog e evitar qualquer tipo de conteúdo duplicado

  • Use noindex for Categories
  • Use noindex for Date based Archives
  • Use noindex for Tag Archives
  • Use noindex for comment pages of posts (Introduced in wordpress 2.7
  • Use noindex for comments RSS feeds
  • Use noindex for all RSS feeds
  • Use noindex for Search result pages on the site
  • Use noindex for sub pages
  • Use noindex for author archives
  • nofollow category listings on pages
  • nofollow category listings on posts
  • nofollow archive listings on pages
  • nofollow archive listings on posts
  • nofollow login and registration links
  • nofollow links to tag pages

Já se você prefere o All in One SEO Pack as configurações são as seguintes

  • Use noindex for Categories
  • Use noindex for Archives
  • Use noindex for Tag Archives

3- Verifique suas palavras chaves
Principalmente as que perderam posições depois da atualização do Panda, o Google oferece uma ferramenta gratuita para isso que é o Google Analytics

4- Reveja seus artigos
Não basta apenas texto com muitos caracteres, o tamanho do texto não é o mais importante e sim a qualidade e relevância. O importante é oferecer ao usuário uma experiência completa, com fotos, imagens, links, vídeos, ou seja, dar ao usuário uma boa referência sobre o assunto, bem no estilo “Wikipédia” com artigos completos e não um simples fragmento ou descrição do assunto abordado!

5- Apague todo e qualquer artigo que não seja original
Mesmo que cite a fonte o Google panda não aceita nenhum tipo de copia, se quer oferecer algum artigo que não seja seu aos seus usuários apenas ofereça uma URL como complemento, mais nunca copie conteúdo!

6- Reveja seu layout
O Google Panda quer justamente oferecer uma experiência completa ao usuário, portanto um layout que facilite a utilização do seu site, que seja leve e agradável aos usuários e principalmente um layout que valorize seu conteúdo e não o contrario!

7- Verifique links apontados para seu site e links que você aponta!
Links de baixa qualidade e que foram penalizados pelo Google Panda apontados para seu site, podem influenciar no posicionamento negativo das buscas: também se seu site aponta para conteúdo de baixa qualidade, isso pode te afetar.

Se tornou comum a compra de links ou a criação de sites “fantasmas” para beneficiar determinado site com link building, o que fez o Google repensar a sua forma de classificar os valores dos links.

E lembre se o Google panda não e só um algoritmo, é um sistema complexo capaz de avaliar casos específicos e tomar decisões, portanto, praticas como copia de conteúdo e Black Hat serão totalmente punidos pelo Panda.

O Panda adora ver você apontar links para conteúdo de alta qualidade “QUE COMPLEMENTE O SEU ARTIGO” isso demonstra que você teve uma preocupação com o visitante e o Google entende que você esta enriquecendo a experiência do usuário, que não fica preso só ao seu conteúdo.

Cuidado para onde você aponta, se o conteúdo linkado não for relacionado ao seu nicho, isso pode caracterizar uma possível venda de link, ou se algum site que não tenha nada a ver com seu nicho apontar para seu site pode caracterizar compra de link.

Algumas soluções especificas:

É importante ressaltar alguns pontos em comum em sites que tiveram problemas com o Google Panda e algumas possíveis soluções.

São vistos como fazendas de conteúdo, sites de anúncios e ecomerce estão sofrendo com isso (reescrever conteúdo agora com qualidade). Estão com alto índice de rejeição em determinadas paginas (verificar palavras-chave que estão levando usuários as paginas e otimizar o conteúdo e ou reescrever palavras chaves).

Tem problemas com link building apontando link para sites que foram afetados pelo Google panda ou vice versa, essa questão é extremamente delicada de se resolver, pois se você apontar para um site de baixa qualidade você será penalizado e se um site de baixa qualidade apontar para você isso também ocorre, o problema é que não se tem controle dos sites que apontam para nossas paginas. Então fica a dica evitar comprar ou vender links de paginas de baixa qualidade a não ser que valha realmente apena.

Reescrever o conteúdo é sempre a melhor opção em sites afetados pelo panda mais caso o usuário não possa reescrever o conteúdo a solução é utilizar o redirecionamento 301 para um conteúdo mais similar possível ao conteúdo de baixa qualidade, ou escrever um artigo completo com muita qualidade e redirecionar as paginas de qualidade baixa para esse artigo mais completo, se você utiliza WordPress e possível fazer esse procedimento utilizando este pluguin chamado Redirection.

Considerações Finais
Com a atualização do Google Panda o mais importante é rever conceitos antigos, a web de forma geral está avançando de forma muito rápida e não seria diferente com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A atualização do Google Panda não é algo ruim e sim ótimo tanto para usuários tanto para os webmasters.

É importante ressaltar que o que o Google está fazendo não e uma penalidade e sim uma reclassificação dando ao usuário o melhor conteúdo possível, se você teve seu site enviado para a terceira posição e está desesperado, pois estava na primeira pagina e foi para 5º, saiba que com a atualização do Panda algumas empresas inclusive multinacionais não só tiveram queda nas posições como tiveram seus sites banidos do Google, portanto o mais interessante agora e focar no conteúdo e na usabilidade, oferecendo não só conteúdo, mas um conjunto que vai desde seu layout ate a freqüência que você responde seus comentários.

“E lógico que esses são só alguns fatores e cabe a cada um estudar e adotar uma melhor solução para cada tipo especifico de problema, mas vale lembrar que o Google está cada vez mais focado em usabilidade e que todo esse esforço visa oferecer uma ótima experiência na web ao usuário.

Para quem realmente quer ter um conhecimento avançado em SEO ou quer ter um blog profissional recomendo que leiam esses títulos:

Não me faça pensar, de Steve Krug livro focado em técnicas de usabilidade.
A Arte de SEO ,de Eric Enge livro focado em técnicas avançadas de SEO.
Google Analytics – Compreendendo o Comportamento Dos Usuários de Cutroni, Justin um guia que ensina técnicas avançadas sobre essa poderosa ferramenta.

É lógico que você encontra muitas dicas soltas na internet mais se quer realmente se especializar no assunto e interessante investir em livros ,que passam um conhecimento muito mais solido e com metodologia.

Links recomendados
Google Webmaster Central http://www.youtube.com/user/GoogleWebmasterHelp
Blog QiSmoke™
Artigo do Brasil Seo – Google Panda Update
Ajuda do Ferramentas do Google para webmasters Conteúdo duplicado

Se você conhece alguma solução diferente para alguns dos problemas causados pela atualização do Google Panda ou foi atingindo de forma negativa ou positiva, poste um comentário e compartilhe conhecimento escrevendo sua experiência com o Google panda no formulário de comentários abaixo.

Este é um guest post escrito por Humberto Muniz que faz parte do time do portal de noticias e agregador de conteúdo Pegue Aqui.

Confira mais artigos sobre o Google Panda

 

Você também poderá gostar de…

 

Leia mais: http://www.facebook.com/pages/VWORLDpictures/377421172292725Imagem

http://www.criarsites.com/entenda-melhor-o-google-panda/

 

Um pensamento sobre “Dicas Sobre Como Divulgar seu Blog na Internet ( Entenda melhor o Google Panda )

  1. Pingback: Dicas QiSmoke™ Sobre Como Divulgar seu Blog na Internet « QiSmoke™

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s